Visitas

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água

         Mais uma belíssima produção do 5º ano A e B. 
 DIA MUNDIAL DA ÁGUA. 


Carta Escrita no ano de 2070. Vale a pena ver e repensar em nossas atitudes. 


terça-feira, 13 de março de 2012

Aula de Campo - Barco Escola - Chama Maré


O Projeto Barco Escola Chama-Maré é uma das ações desenvolvidas pelo Programa Potengi Vivo, do Instituto de Defesa do Meio Ambiente do rio Grande do Norte – IDEMA, em parceria com a Fundação para Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar – FUNDEP, da Universidade Potiguar – UnP, visando a recuperação do estuário do Rio Potengi.
Realizamos essa maravilhosa aula de campo com o principal objetivo de proporcionar aos estudantes, pais e professores do 5º ano da Escola Boa Ideia, uma estrutura flutuante que funciona como espaço pedagógico de educação ambiental, voltado para a visão crítica e reflexiva sobre questões ambientais do Rio Potengi, privilegiando a região do seu estuário, dentro de uma perspectiva multidisciplinar. 
Os pais e/ou responsáveis pelos alunos também form convidados e embarcaram nesse passeio com nossa turma. Obrigada pela presença e participação de vocês nesse momento tão importante para a formação de nossas crianças. Aos que não puderam participar, fica a dica para um passeio em família, garanto que vocês vão amar. 

Hora do lanche!!!!! 
A participação da Família é sempre contagiante. 

Gabriela e Gisele                                      Kelly e Isabel 
    Rian                                                  Pablo e o irmão 

Marcus e o pai                                        Yohanna e o Tio 

             Victor e Henrique                      Sarah Rocha e Luiz Eduardo 
Matheus e a Mãe                                     Milena e o Pai 
Tereza e a diretora                               Lucas e a mãe 
Taciana e a mãe                              Anna Sarah e a avó

                                                    Chegada ao Iate Clube de Natal 


História do Iate Clube de Natal






Embarque Imediato
O termo Potengi  significa água de camarão. E esse Rio é o principal principal do Rio Grande do Norte. Seu estuário, que desemboca no litoral de Natal, logo foi descoberto pelos primeiros colonizadores portugueses, no século XVI, que o utilizaram para adentrar o território com suas embarcações. Denominaram-no "Rio Grande", por seu vasto leito e extensão, sendo a origem do nome da então Capitania do Rio Grande.
Sua nascente está localizada no município de Cerro Corá, e a sua foz no município de Natal, onde desemboca no Oceano Atlântico.
O Rio Potengi gerou muitos frutos econômicos e sociais para todo o nosso Estado oferecendo condições para a sobrevivência de milhares de pessoas ao longo da história.  Ainda hoje há quem tente retirar parte de seu sustento de suas águas poluídas.
O Potengi foi tomado pela poluição e deixou de ser fonte de riquezas, passando a receber lixo e esgoto de cerca de mais de 20 bairros de Natal. 

Professora Isabel e Rian 


fortaleza dos Reis Magos foi o marco inicial da cidade — fundada em 25 de Dezembro de 1599 —, no lado direito da barra do rio Potengi (hoje próximo à Ponte Newton Navarro). Recebeu esse nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598dia de Reis pelo calendário católico. 

Maria Eduarda                                Luiz Eduardo 
Praia da Redinha 
Embarcações no Porto de Natal 


Maguezais , pescadores e garças. 
5º ano Escola Boa Ideia 2012 


A Pedra do Rosário 

Pedra do Rosário é o local onde está localizada a imagem de Nossa Senhora da Apresentação. Trata-se de uma coluna que ergue a imagem e está localizada numa espécie de dique que desce e fica localizado a margem do Rio Potengi. 




 A Ponte de Todos - Newton Navarro  liga os bairros da Zona Norte de Natal e os municípios do litoral norte do estado aos bairros da Zona Leste de Natal e do litoral sul, além de outras regiões da cidade passando pelo Rio Potengi. Devido a sua altura e imponência, logo virou atração turística. O seu nome homenageia Newton Navarro, um importante poeta potiguar.



 E assim concluímos a belíssima aula de campo pelo Rio Potengi. Agradecemos à todos os participantes e principalmente à equipe do Barco Escola pelo maravilhoso trabalho de conscientização ambiental. Com certeza todos que se fizeram presentes a esta aula saíram daqui com uma visão mais sustentável sobre a importância de se preservar o meio ambiente. 

 Fontes das informações aqui fornecidas: